Início
Por que as crianças mordem? Imprimir E-mail

A reclamação vem da escola, dos amigos e até de dentro de casa: seu filho anda mordendo os outros. De um a dois anos é normal que isso aconteça porque a criança está na fase de aprender a dividir. Para crianças com mais de dois anos a atitude, no entanto, é sinal de imaturidade. “É uma reação ao meio, à escola, a ter que lidar com a frustração.

A criança que morde ainda não sabe lidar com suas emoções” , diz a psicóloga e psicopedagoga da Clínica Ação e Interação, de Curitiba, Célia Regina Nasser Holzmann. Com as crianças entrando cada vez mais novas na escola, elas também precisam lidar mais cedo com as regras da vida social, têm que dividir, cooperar, trabalhar em grupo.

Morder os colegas pode ser sinal de que ela não está preparada para lidar com isso. O papel dos pais nessa situação é o de tentar explicar para o filho o que está acontecendo.

“É

 

o momento de dizer que ele está com raiva, mas não é assim que se deve reagir”, sugere Célia. Com o diálogo, a criança internaliza que o seu comportamento não é admissível.

“B

 

ater não tem nenhum efeito, pois não resolve o problema”. A criança precisa do adulto para entender que a liberdade dela acaba onde começa a do colega e deve ser alertada que, ao agir com violência, está sujeita a ter uma resposta violenta também.

“E

 

 ssa é uma tarefa dos pais”, assegura Célia. Morder também é sinal de egoísmo. A criança não percebe que está machucando o colega.

Apenas quer obter o que deseja. Vale a pena explicar para ela que sua atitude é violenta e está ferindo um colega. Ao conversar com o filho sobre a situação, os pais devem oferecer opções para seu comportamento. “Ele precisa saber que não precisava reagir mordendo. Ele poderia se afastar do colega, conversar, enfim.

Depende da situação”, diz Célia. Ela destaca que atitude dos pais deve ser coerente em todos os momentos. “Se morder é errado, é errado sempre. Não importa a situação”.

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement
[+]
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size