Início
A criança que gagueja - Orientação para os Pais Imprimir E-mail
  1. Não deixe a criança perceber por palavras, gestos ou ações que você está preocupado com sua maneira de falar.   
  2. Nunca chame a criança de gaga, não rotule.
  3. Não permita, tampouco que esse assunto seja falado dentro de sua casa por seus amigos. 
  4. Olhe para a criança quando fala, mostre interesse, faça-a sentir que você  tem prazer em escutá-la.  Se tiver de interromper a fala da criança, faça-o no fim de uma frase, nunca no começo ou no meio. 
  5. Dê um bom modelo de linguagem. Sempre que possível, fale com seu filho calmamente e articulando bem as palavras.  
  6. Não force a criança a falar na frente de outras pessoas.
  7. Não exija que ela fale coisas além do seu vocabulário.  Evite fazer perguntas que exigem respostas muito longas.  Não excite a criança, desnecessariamente.
  8. Reduza o estresse, construa um meio ambiente calmo para ela.  Demonstre sempre, por pequeninos gestos ou palavras, que você aprecia suas qualidades.
  9. Elogie seus desenhos, suas ações, certos comportamentos, etc...  
  10. Se notar que seu filho está preocupado com sua maneira de falar, diga que é normal crianças que ainda estão aprendendo  a falar repetirem as palavras.  
  11. Não tente ensinar à criança truques que possam ajudá-la a falar com menos dificuldade. O que funcionou com o filho do vizinho pode não ser bom para seu filho.  
  12. Não peça a seu filho para falar quando sob o efeito de uma emoção forte. O choro já é repetitivo. Quando se pergunta algo à criança durante uma crise de choro, ela tem dificuldades em organizar os sons sem repeti-los. Irá gaguejar com certeza. 
  13. Não termine as frases por seu filho; tenha paciência e escute calmamente  o que ele tem a dizer, mesmo que isso demore muito. 
  14. Não deixe a criança perceber o pânico que você sente  toda vez que ele bloqueia uma palavra. O pânico, às vezes, é demonstrado sem sentir através de atos nervosos como torcer algo nas mãos, arregalar os olhos, virar o rosto, franzir as sobrancelhas, etc. 
  15. Arranje tempo todos os dias para contar-lhe histórias ou para falar sobre figuras de um livro. É importante estabelecer um diálogo. 
  16. Sempre que a criança for a algum lugar, avise-a com antecedência. Conte-lhe o que vai acontecer e que pessoas vai ver. Evite que fique ansioso por não saber aonde vai ou com quem vai brincar. 
  17. Se for um “dia bom”, em que seu filho esteja gaguejando pouco, arranje as coisas de modo que ele tenha oportunidade de falar. Por exemplo: desligar a televisão, fazer um jogo de marionetes, contar histórias do livro, visitar um amigo, fazer compras etc...  Explore sua fluência ao máximo. 
  18. Se for um “dia ruim”, em que seu filho esteja gaguejando muito, arranje as coisas de modo  que ele tenha poucas oportunidades de falar. Por exemplo: ver televisão, ir ao cinema, escutar histórias do disco. Recortar ou colar figurinhas, desenhar, montar quebra-cabeças etc.
  19. Evite sua fluência ao máximo. 
  20. Faça somente perguntas necessárias e que exigem respostas curtas. 
  21. Invente brincadeiras de cantar em coro ou de falar imitando o que  você  diz.
  22. Olhe bem nos seus olhos quando ele fala;  mantendo uma fisionomia serena. Mostre que está muito interessada no que ele diz.

Iara Lopes Moreira de Macedo Soares  

Fonoaudióloga           

 

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Nosso Endereço

Rua Itapura de Miranda, 155
Boqueirão
Santos - SP
Telefone:  3233-3146

Álbum de Fotos

Confira as fotos dos nossos eventos.

Clique aqui.

 

Calendário

Agosto 2014 Setembro 2014
Do Se Te Qu Qu Se
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Usuários On-line

Visitantes

mod_vvisit_counterHoje73
mod_vvisit_counterOntem137
mod_vvisit_counterEste mês8149
mod_vvisit_counterTotal402779

Site Antigo

paginafrente.jpg

Essa era a página inicial do nosso primeiro site.  Em destaque, foto do Vitor José, o bebê mais novo matriculado na escola. Chegou prestes a completar 4 meses e "formou-se" em 2007, com seis anos. A ele e a todos os nossos alunos que foram para o Ensino Fundamental, nossos votos de sucesso.

Hino Primeiros Passos

criancas.jpg

 Ouça e veja a letra do hino da Escola Primeiros Passos, clicando Aqui

  
  

Horário

Das 7 horas às 19 horas

Períodos:

  • Integral
  • Semi-integral
  • Parcial
[+]
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size