Início
Pressa na Educação Infantil Imprimir E-mail

Imagem Ilustrativa"Agora, é preciso considerar que muitos pais estão ansiosos por apressar a entrada do filho no primeiro ano. Por quê? Essa pressa é fruto, principalmente, do receio de que o filho se "atrase" em relação a outras crianças da mesma idade. Num mundo tão competitivo, muitos pais entendem que a vida escolar será decisiva para o êxito futuro do filho. Nem sempre, apontam as pesquisas.

Conclusão: alguns meses de diferença entre crianças de seis anos podem  não significar nada. Um ano a mais ou um ano a menos de vida escolar no ensino básico também podem ter pouco ou nenhum efeito. O mais importante é checar o projeto da escola para a educação infantil e para o primeiro ano do fundamental."


Nesta época do ano, muitos pais tomam atitudes práticas em relação à matrícula do filho para o próximo ano e, para os que têm filhos na primeira infância, isso pode gerar uma série de dúvidas.

Quem tem filho com idade entre quatro e cinco anos pode se atrapalhar: afinal, em qual série a criança deve ser matriculada no formato do ensino fundamental com a duração de nove anos? É bom notar que algumas escolas, com suas orientações, só aumentam a confusão.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a educação infantil não é uma preparação para o ensino fundamental. A nomenclatura das escolas (G1, G2 etc.) aponta, em geral, a idade base para a formação do grupo. Assim, G4 diz respeito apenas ao grupo de crianças que iniciam o ano letivo com quatro anos completos ou a completar.Não há seriação na educação infantil a não ser a de idade. Que, por sinal, poderia não existir. Afinal, por que agrupar crianças de mesma idade? Sabemos que os ritmos delas são muito diferentes na primeira infância. A convivência e o aprendizado conjunto independem da homogeneidade.

Tenho convicção de que o agrupamento por idade empobrece os aprendizados com brincadeiras na primeira infância. Considerado isso, é importante concluir que nenhuma criança "repete" o ano ou fica "retida" em educação infantil.

Uma criança é considerada imatura perante seus pares?Ora, isso é um julgamento com base em teorias do desenvolvimento que desconsideram a criança em sua individualidade e em seu ritmo pessoal.O problema é que há uma data de corte para a matrícula no primeiro ano: a criança deve ter seis anos completos ou a completar até o final de junho para iniciar o ensino fundamental. Essa é uma decisão meramente formal e legal, ressalto.Assim, pais com filhos que cursaram o G4, mas completaram quatro anos em setembro, por exemplo, são informados pela escola de que o filho irá "repetir" o ano a fim de estar na idade certa na época de iniciar o fundamental.

Orientação e informação incorreta, já que, como vimos, não há nem deve haver seriação em educação infantil. A criança com menos de seis anos pode freqüentar a escola por dois, três anos ou até mais que sempre aprenderá coisas novas. Não há criança adiantada ou atrasada na escola nessa idade, está claro?

 

Agora, é preciso considerar que muitos pais estão ansiosos por apressar a entrada do filho no primeiro ano. Por quê? Essa pressa é fruto, principalmente, do receio de que o filho se "atrase" em relação a outras crianças da mesma idade. Num mundo tão competitivo, muitos pais entendem que a vida escolar será decisiva para o êxito futuro do filho. Nem sempre, apontam as pesquisas.

Conclusão: alguns meses de diferença entre crianças de seis anos podem  não significar nada. Um ano a mais ou um ano a menos de vida escolar no ensino básico também podem ter pouco ou nenhum efeito. O mais importante é checar o projeto da escola para a educação infantil e para o primeiro ano do fundamental.


Por: Rosely Sayão

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Nosso Endereço

Rua Itapura de Miranda, 155
Boqueirão
Santos - SP
Telefone:  3233-3146

Álbum de Fotos

Confira as fotos dos nossos eventos.

Clique aqui.

 

Calendário

Outubro 2014 Novembro 2014
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Usuários On-line

Visitantes

mod_vvisit_counterHoje109
mod_vvisit_counterOntem537
mod_vvisit_counterEste mês5824
mod_vvisit_counterTotal416179

Site Antigo

paginafrente.jpg

Essa era a página inicial do nosso primeiro site.  Em destaque, foto do Vitor José, o bebê mais novo matriculado na escola. Chegou prestes a completar 4 meses e "formou-se" em 2007, com seis anos. A ele e a todos os nossos alunos que foram para o Ensino Fundamental, nossos votos de sucesso.

Hino Primeiros Passos

criancas.jpg

 Ouça e veja a letra do hino da Escola Primeiros Passos, clicando Aqui

  
  

Horário

Das 7 horas às 19 horas

Períodos:

  • Integral
  • Semi-integral
  • Parcial
[+]
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size