Início
Penico em ação Imprimir E-mail

Coco no TronoSerá que o seu filho já está pronto para largar as fraldas? Leia esta reportagem e descubra se o momento certo já chegou e como ajudar o seu nenê nessa transição.

por IVONETE D. LUCÍRIO

A cada dia o seu bebezinho vai dando sinais de que está amadurecendo: primeiro anda, passa a ter vontade própria, depois balbucia as primeiras palavras. No dia em que ele diz "mamãe, cocô", é a senha para que você comece a planejar o processo de largar a fralda. Com calma, muita calma. "O principal conselho que dou para as mães que iniciam essa fase é fazer tudo com muita tranqüilidade", diz a pediatra Ana Maria Escobar, do Instituto da Crianças, do Hospital das Clínicas de São Paulo. É preciso esperar o momento certo, não adianta tentar ensinar a criança a controlar suas necessidades fisiológicas antes que seu sistema nervoso tenha amadurecido para isso. Seria como colocá-la de pé aos 6 meses. A chance de sucesso não passaria de zero.

Quando o pequeno começa a avisar que fez cocô ou a se mostrar incomodado com a fralda suja, é um indício de que já tem consciência do que aconteceu, embora ainda não esteja totalmente pronto para controlar o sistema. "Normal mente isso acontece um pouco antes de completar 2 anos", diz Ana Maria Escobar. "Nessa idade, o pequeno também amadurece um pouco e está apto a entender as explicações que são dadas", completa a especialista. Por todos esses motivos é que não se deve apressar o processo. O risco é que, se a mãe insistir que o bebê vá para o peniquinho antes da hora, ele acabe criando resistência e demore ainda mais. A época do ano em que o fato vai começar também é importante.

Não se deve iniciá-lo no inverno. É muito provável que a criança se molhe e tenha de tomar mais banhos, trocar de roupa mais vezes e, com o frio, tudo isso fica mais chato. Outro ponto a ser levado em consideração é se a criança fica em casa ou está em um berçário. No segundo caso, o trabalho de retirada das fraldas deve começar nos dois lugares ao mesmo tempo. Por isso é bom conversar antes com as berçaristas para acertar uma época adequada. A pediatra e neonatologista Gelsomina Cola russo, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), sugere uma metodologia para que a retirada da fralda seja tranqüila tanto para a mãe quanto para o bebê. Veja na próxima página.Quando começar o processo de retirada das fraldas, não volte a colocá-las mesmo que vá sair com a criança. Do contrário ela ficará confusa. Leve uma troca de roupa a mais e forre o banco do carro

SINAIS POSITIVOS


O conceituado pediatra americano Berry Brazelton, autor do livro Tirando as fraldas, defende que é preciso esperar até que a criança esteja totalmente pronta. Ele aponta sete sinais para isso:
1) Fica de pé o tempo todo e caminha com segurança. Afinal, precisará de paciência para permanecer sentada no penico.
2) Já é capaz de entender as palavras e pode executar um comando como "leve isso para sua mãe".
3) Ela tem capacidade de dizer não.
4) Passa a imitar o comportamento dos pais.
5) Começa a colocar as coisas em seu lugar: brinquedos na caixa de brinquedos, o chinelo em seus pés, roupinha na gaveta. Assim poderá entender que o xixi e o cocô devem ficar no banheiro.
6) Faz cocô e xixi sempre mais ou menos no mesmo período do dia.
7) Passa a ter consciência do corpo e a nomear partes dele.

PRIMEIRO, A FRALDA DIURNA

Por volta dos 20 meses boa parte das crianças está preparada para sair das fraldas. Se achar que já é o momento, quando ela acordar, retire a fralda, leve-a ao banheiro e diga: "vamos fazer xixi e cocô no banheiro" . Dá para usar um peniquinho ou um adaptador para o vaso. No segundo caso, coloque um banco para que o pequeno apóie os pés e se sinta seguro. A criança deve ficar no máximo quinze minutos sentada e, para entretê-la, leia uma história. Se não acontecer nada, retire-a para que não se irrite. Deixe o nenê sem fraldas durante todo o dia e pergunte, de hora em hora - ou depois das refeições e ao beber líquido - se quer fazer xixi ou cocô. Prepare-se por que pequenos acidentes acontecerão. Nunca dê bronca caso ele saia do banheiro e faça xixi nas calças. Sempre que fizer algo fora do banheiro, leve-o até lá para limpá-lo. Assim, passará a entender para que ele serve. Nessa fase, é importante evitar colocar a fralda mesmo para sair de casa. A criança aprenderá primeiro a controlar o cocô e depois o xixi. É comum pedirem para colocar a fralda na hora de fazer cocô. Isso por que a relação com as fezes pode ser mais complicada. Coloque a fralda, leve as fezes para o vaso sanitário e limpe a criança. Pergunte se, desta vez, ela não quer fazer cocô como a mamãe e o papai. Antes de completar 3 anos, provavelmente já se livrou da fralda diurna.

DEPOIS, A NOTURNA

Geralmente, só depois de ter controlado o xixi do dia é que a criança começará a controlar o da noite. Um bom sinal de que é hora de deixá-la sem a fralda noturna é observar se, pela manhã, ela está seca. Para facilitar, diminua a quantidade de líquidos à noite. É provável que, no início, ela molhe a cama duas ou três vezes por semana. Por isso, forre o colchão. Ao acordar pela manhã e encontrar a cama molhada, peça que ela ajude a trocar o lençol, mas não faça disso uma punição. Lembre-se sempre que o pequeno está aprendendo a se controlar. Se acordar seco pela manhã, também não faça alarde. Ele pode ficar com a impressão de que, se não conseguir essa "proeza" outra vez, você ficará decepcionada. Provavelmente, antes de completar 4 anos a criança já se livrou da fralda noturna.

É comum que os pequenos que já largaram a fralda voltem a precisar dela em momentos de estresse como mudança de escola ou a chegada de um irmão. Não há nada de errado nisso e, assim que se livrar da situação estressante, a criança largará o cueiro ou tra vez. É preciso que todo o processo aconteça de forma natural. Não deixe que sua ansiedade interfira nem se culpe se ela demorar um pouco. Afinal, a seu tempo, fará tudo no lugar certinho.

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Nosso Endereço

Rua Itapura de Miranda, 155
Boqueirão
Santos - SP
Telefone:  3233-3146

Álbum de Fotos

Confira as fotos dos nossos eventos.

Clique aqui.

 

Calendário

Outubro 2014 Novembro 2014
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Usuários On-line

Visitantes

mod_vvisit_counterHoje289
mod_vvisit_counterOntem130
mod_vvisit_counterEste mês7194
mod_vvisit_counterTotal417549

Site Antigo

paginafrente.jpg

Essa era a página inicial do nosso primeiro site.  Em destaque, foto do Vitor José, o bebê mais novo matriculado na escola. Chegou prestes a completar 4 meses e "formou-se" em 2007, com seis anos. A ele e a todos os nossos alunos que foram para o Ensino Fundamental, nossos votos de sucesso.

Hino Primeiros Passos

criancas.jpg

 Ouça e veja a letra do hino da Escola Primeiros Passos, clicando Aqui

  
  

Horário

Das 7 horas às 19 horas

Períodos:

  • Integral
  • Semi-integral
  • Parcial
[+]
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size