© 2019 por Bucciano Assessoria em Comunicação.

Siga a gente!
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Buscar
  • Primeiros Passos

Yoga na Educação Infantil: quais os benefícios?



Yoga é um método milenar para harmonizar integralmente o ser. Por meio de posturas (ásanas), respiração (pranayamas) e meditação, trabalha-se o corpo e a mente, promovendo o equilíbrio.

A adaptação da prática de Yoga para crianças é feita de forma lúdica, como renomear os ásanas com nomes de animais. Desse modo, elas aprendem a fazer as posturas da cobra, do leão, do gato, etc. Pode também ser feita uma associação com qualquer outra coisa que a criança conheça, como a árvore, a montanha, a cadeira, a ponte, entre outras.

A professora de Yoga integra às práticas histórias de animais na floresta, figuras que ilustram as posturas, jogos como os de memória ou brincadeiras como estátua, só valendo poses de yoga, é claro! Nesses casos a imaginação não tem limite. Por meio das aulas, as crianças começam a desenvolver o conhecimento do corpo, a consciência da respiração e da concentração.


Mas, como prender a atenção das crianças?


Acha impossível trabalhar isso em uma criança cheia de energia que não para quieta? Experimente então dar um catavento e ensiná-la a soprar: inspirando, colocar a mão na barriguinha para senti-la encher; depois, soltando o ar com toda a força para movimentar o cata-vento e sentir a barriga esvaziar. Ou então, coloque uma música e peça para a criança levantar a mão toda vez que ouvir um som de passarinho. Pode ter certeza que, por mais que pareça desatenta, na aula seguinte ela vai se referir a algo que ocorreu na aula anterior.

Há yoga até para mamãe e bebê! Mas, 3 anos pode ser uma boa idade para começar a prática, respeitando sempre as particularidades e os limites de cada faixa etária e adequando os ásanas e o tempo da aula. Quanto menor a criança, menor a duração.

Uma ótima oportunidade para as crianças entrarem em contato com o yoga é quando é oferecida dentro do currículo escolar. Se elas não conhecem ninguém que pratica, elas não vão pedir: “Mãe, me coloca na aula de yoga”. Sendo assim, frequentando aulas na escola em tão tenra idade, pode-se levar essa sementinha por toda a vida, o que será muito útil para lidar com as adversidades da vida moderna.


ELIANE SILVA DE ALMEIDA

é professora de Yoga no Primeiros Passos.

A disciplina faz parte do currículo escolar.

44 visualizações